segunda-feira, 22 de setembro de 2014

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO 2014

Com o objetivo de trabalhar a Semana Nacional do Trânsito, os alunos assistiram aos seguintes vídeos para depois resolverem atividades relacionadas ao tema.

Estamos na Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito 2011/2020, e entre os dias 18 e 25 deste mês, o tema da Semana Nacional de Trânsito é "Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre". A escolha do tema foi sugerida pela Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania do Contran, para trazer à tona a necessidade de um debate sobre legislação, mobilidade urbana sustentável, segura e acessível e a prioridade ao pedestre.

SPEED AD - MISTAKES

A NZ Transport Agency (Agência de Transporte da Nova Zelândia) publicou um vídeo no you tube chamado “Speed ad – Mistakes” como campanha de conscientização de trânsito. Ele retrata um acidente causado por altas velocidades.

O vídeo paralisa o momento antes de ocorrer o acidente na estrada e retrata um diálogo entre os motoristas envolvidos: “Cara, eu sinto muito. Achei que dava tempo”, diz o motorista que fazia a travessia. “Eu não vou ter tempo para parar”, responde o que estava em alta velocidade. “Por favor, meu filho está no banco de trás”, implora o primeiro. “Estou indo muito rápido. Sinto muito”, lamenta.

Com apenas três dias da postagem, o vídeo já alcançou cerca de 1.500.000 visualização. Na descrição do vídeo a Agência de Trânsito da Nova Zelândia lembrou “Quando dirigimos, partilhamos a estrada com os outros” e concluiu “Ninguém deve pagar por um erro com sua vida”.




E SE VOCÊ FOSSE CONVIDADO PARA ASSISTIR AO SEU PRÓPRIO FUNERAL?

Talvez todos já tenhamos imaginado como seria nosso funeral. Quem iria estar lá? Quem iria chorar? Pois bem, um grupo de pessoas teve essa chance. Pensando que iriam encontrar seus amigos, elas se surpreenderam ao entrar em seus próprios velórios e ver ali pessoas que fazem parte de suas vidas.

Sentadas em meio a familiares e conhecidos, ouviram seus pais e melhores amigos discursarem, entre lágrimas. Elas não estavam mortas, mas a alta velocidade no trânsito poderia tornar o momento verdadeiro.

A emocionante ação foi criada e filmada pela Go For Zero, iniciativa belga que busca conscientizar os motoristas dos perigos da alta velocidade e da imprudência no trânsito. É ou não é de arrepiar? Veja você mesmo:



A ILHA

A ilha conta a história de Edu, um rapaz que fica ilhado em uma grande metrópole. O filme aborda de maneira bem humorada os problemas e dificuldades de se viver em uma cidade grande, na qual as aparências enganam e o simples ato de se atrever a atravessar uma rua pode ser um problema.



DANÇANDO NO SEMÁFORO

A smart promoveu, recentemente, uma ação para incentivar o pedestre a atravessar na faixa. Em um cruzando em Lisboa, Portugal, foi instalado um semáforo que "dança", para manter as pessoas na calçada enquanto aguardam o sinal verde.



O PEDESTRE FANTASMA

Em 2012, na Ucrânia, uma campanha educativa superou os limites da criatividade e deu o que falar na internet. Na Europa o índice de atropelamentos é alto, e para alertar os motoristas que abusavam da velocidade, sempre que o radar detectava velocidade acima da permitida surgia um "pedestre fantasma".


Nenhum comentário:

Postar um comentário