terça-feira, 6 de outubro de 2015

CAUSOS - HISTÓRIAS E HISTÓRIAS

Turma: Alunos do 5ºano.

Professora: Zoraia
 
Mídias: Vídeos do YouTube com os relatos dos causos.

Objetivos:
  • Resgatar contos antigos (causos) que eram transmitidos oralmente;
  • Valorizar a cultura popular;
  • Ler e atribuir sentido aos contos;
  • Trabalhar em grupo;
  • Valorizar o trabalho em grupo;
  • Distinguir os causos de outros contos tradicionais;
  • Valorizar a cultura das pessoas mais velhas;
  • Socializar o conhecimento;
  • Relacionar o oral ao escrito; 
  • Discutir as diferenças entre o formal e o informal da língua.


Justificativa:
  • Os jovens e crianças de hoje desconhecem muitas histórias que eram contadas em rodas de conversa a beira das fogueiras e lampiões de antigamente, pois hoje, eles se reúnem em frente ao computador, não ouvem mais historias, apenas leem sozinhos.
  • Portanto, para que as histórias populares não sejam esquecidas, este projeto procurara mostrar as diferenças entre a linguagem oral e a escrita, valorizando a cultura popular presente no cotidiano e com o auxilio da internet, divulgar essa cultura através da socialização.

Metodologia:
  • Conversar com os alunos sobre a ideia de divulgar o trabalho final sobre Causos; 
  • Montar um cronograma de atividades e listar os materiais necessários para a realização do projeto; 
  •  A professora irá apresentar os vídeos aos alunos para que eles se familiarizem com o tipo de texto que irão trabalhar; 
  •  Solicitar que durante a leitura observem as principais características do texto, se conhecem esse tipo de texto; 
  •  Fazer a leitura de outro causo e compará-lo com um conto tradicional impresso nos livros; 
  •  Discutir quais são as principais diferenças entre os dois tipos de texto;
  • Realizar pesquisas entre os funcionários e familiares sobre os causos que eles conhecem; 
  •  Selecionar as historias que serão divulgadas no blog;
  • Realizar a gravação, tanto em vídeo quanto em áudio, das historias que serão publicadas no blog; 
  • Divulgar no blog na escola, para que todos possam consultar o trabalho;
Durante o trabalho espera-se:

  • Que seja garantida a leitura e o estudo de causos durante todo o projeto para a ampliação do repertório dos alunos; 
  • Que sejam promovidos momentos de contação de histórias, para que os alunos possam reconhecer as diferenças entre o oral e o escrito, estabelecendo relações entre os causos e os contos tradicionais; 
  • Garantir o trabalho em grupo, assim como a socialização com a comunidade escolar (funcionários e pais);
  • Acompanhamento das etapas do projeto, bem como as possíveis alterações do cronograma de atividades; 
  • Garantir um espaço e clima favoráveis para a gravação dos causos e seus registos escritos; 
  • Garantir a participação de todos na montagem e divulgação dos trabalhos no blog.

Resultados esperados:
  • Espera-se que ao final do projeto os alunos valorizem os contos populares;
  • Estabeleçam diferenças entre a linguagem formal e informal; 
  • Realizem trabalhos em grupo respeitando as individualidades de cada um; 
  • Utilizem a internet como meio de divulgação de conhecimento.
Período de realização:
  • Uma quinzena para a realização do projeto.


 O LENHADOR - ROLANDO BOLDRIN


CAUSOS DIVERSOS - ALMIR SATER E ROLANDO BOLDRIN 

 
Geraldinho Nogueira - Causo dos 500 Réis de Chuva

 

 
Geraldinho - Causo da Bicicleta

 

 
O Fazedeiro e o Boticário-Rolando Boldrin

 

 
ROLANDO BOLDRIN - O CAUSO DA PROCISSÃO

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário